segunda-feira, 24 de setembro de 2012


                        Debate para os professores da Escola Alternativa

      O termo currículo, por exemplo, já foi definido: 1) Como uma série de estrutura de resultados; 2) Como um conjunto de matérias; 3) Como conjunto de experiências que os estudantes desenvolvem sob a tutela da escola e 4) Como intento de comunicar os princípios essenciais de uma proposta educativa. Ultimamente, vem sendo entendido como uma seleção de conhecimentos extraídos de uma cultura mais ampla.
    “Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito”. (Veiga, 2002, p. 7)
    Sendo assim, o Currículo é um dos tópicos privilegiados em que se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É também no Currículo que se condensam relações de poder cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais.
      Nesse sentido, Currículo Escolar são todas as atividades desenvolvidas dentro e fora da escola, incluindo a organização, métodos e o processo de avaliação. Ele deve ser planejado e estruturado a partir das condições reais que o projeto vai ser realizado, pois o mesmo tem a ação direta e indireta na formação e no desenvolvimento do aluno. Não deve ser entendido como pronto e acabado, ao contrário, deve ser flexível sempre que necessário, aberto a todos que possuem participação ativa na instituição escolar.
       O Currículo é um instrumento a favor do professor, e não um substituto. Cabe ao professor orientar e dirigir o processo de ensino-aprendizagem, dando a oportunidade de modificá-lo sempre que houver necessidade, como interesse, aptidões e características culturais do educando. O Currículo faz parte do Projeto Político Pedagógico, sendo uma ferramenta complexa, que pode assumir posturas mais tradicionais ou mais libertadoras.

Questão para Reflexão:

Qual é a importância de se analisar as condições reais do aluno e da estrutura para que o projeto se realize?

Você percebe os níveis de currículo: Formal, Real e Oculto presente no cotidiano escolar  hoje em dia?  

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