Debate para os
professores da Escola Alternativa
O termo currículo, por exemplo, já foi
definido: 1) Como uma série de estrutura de resultados; 2) Como um conjunto de
matérias; 3) Como conjunto de experiências que os estudantes desenvolvem sob a
tutela da escola e 4) Como intento de comunicar os princípios essenciais de uma
proposta educativa. Ultimamente, vem sendo entendido como uma seleção de
conhecimentos extraídos de uma cultura mais ampla.
“Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a
sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos
conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto,
produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia
de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo
propriamente dito”. (Veiga, 2002, p. 7)
Sendo assim, o Currículo é um dos tópicos privilegiados em que se
entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É
também no Currículo que se condensam relações de poder cruciais para o processo
de formação de subjetividades sociais.
Nesse sentido, Currículo Escolar são
todas as atividades desenvolvidas dentro e fora da escola, incluindo a organização,
métodos e o processo de avaliação. Ele deve ser planejado e estruturado a
partir das condições reais que o projeto vai ser realizado, pois o mesmo tem a
ação direta e indireta na formação e no desenvolvimento do aluno. Não deve ser
entendido como pronto e acabado, ao contrário, deve ser flexível sempre que
necessário, aberto a todos que possuem participação ativa na instituição
escolar.
O Currículo é um instrumento a favor do
professor, e não um substituto. Cabe ao professor orientar e dirigir o processo
de ensino-aprendizagem, dando a oportunidade de modificá-lo sempre que houver
necessidade, como interesse, aptidões e características culturais do educando.
O Currículo faz parte do Projeto Político Pedagógico, sendo uma ferramenta
complexa, que pode assumir posturas mais tradicionais ou mais libertadoras.
Questão para Reflexão:
Qual é a importância de se
analisar as condições reais do aluno e da estrutura para que o projeto se
realize?
Você percebe os níveis de currículo:
Formal, Real e Oculto presente no cotidiano escolar hoje em dia?
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